Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Documentário da BR-285 será exibido em Porto Alegre
01/04/2019 16:06 em Geral

Após exibição, terá uma roda de conversa sobre temas envolvendo arqueologia, patrimônio histórico e cultural

O documentário ‘Arqueologia Pré-Colonial: Licenciamento Ambiental’ será exibido dentro da programação da 4ª edição da Virada Sustentável, em Porto Alegre (RS), evento que ocorre nos dias 5, 6 e 7 de abril. O vídeo será apresentado ao público na sexta-feira (05), às 14h, na Sala 211 do Centro Cultural da UFRGS, com entrada franca.

Após a projeção, haverá uma roda de conversa sobre temas envolvendo arqueologia, patrimônio histórico e cultural, licenciamento ambiental e educação ambiental. Produzido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), por meio da Gestora Ambiental (STE S.A.), o material relata o processo de resgate arqueológico realizado nas obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, em Timbé do Sul.

 O vídeo retrata o salvamento do Sítio Arthur Piassoli, realizado em janeiro de 2017, onde foram encontrados materiais de pedra lascada e polida denominados artefatos líticos, como machados e plainas, os quais indicam a presença de sociedades indígenas pré-coloniais na região. Com 15min30s, revela as técnicas utilizadas pelos profissionais para recuperação destes bens e ainda os prováveis usos associados a cada peça.

Além de documentar as ações de resgate, o documentário visa ainda destacar a importância do licenciamento ambiental enquanto instrumento de preservação do patrimônio histórico e cultural e estimular na comunidade o interesse pela história anterior à chegada dos primeiros imigrantes. A trilha sonora conta com canções da obra musical Nhanderú Jeporevá - Cantos Guarani, cuja direção geral é de Adriano Verá Benites.

 O salvamento, que faz parte do Programa de Prospecção e Resgate Arqueológico, é uma das condicionantes do licenciamento ambiental conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e tem a anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 O festival

 A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.

FONTE:UAAU.COM.BR

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!